I Encontro da ABRAPSO Vale

Sobre o I Encontro da ABRAPSO no Vale - 2009

Objetivo Geral
Promover diálogos entre os profissionais, estudantes e professores da Psicologia e áreas afins que atuam na região do Vale do São Francisco; de modo a possibilitar a reflexão das práticas e metodologias da Psicologia Social, enquanto um paradigma de ruptura com a velha ordem científica de naturalização dos processos sociais.
Objetivos Específicos
· Conhecer os saberes e práticas locais no campo da Psicologia Social;
· Fortalecer o movimento regional da ABRAPSO Vale;
· Possibilitar a proposição de novas estratégias políticas e sociais que desenvolvam equidade e justiça social na região;
· Promover um espaço de troca entre as produções dos diversos atores que dialogam com a Psicologia Social;
· Divulgar os espaços ABRAPSO (encontros científicos, sites, periódicos etc);
Descrição do encontro
Público
O encontro atraiu 312 participantes, dentre eles: profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de Psicologia e áreas afins, dos estados da Bahia (Salvador, Juazeiro, Senhor do Bonfim), Ceará (Juazeiro do Norte, Fortaleza), Paraíba (Campina Grande e João Pessoa), Pernambuco (Recife, Petrolina) e Sergipe (Aracajú). O numero de inscritos no Evento foi 265, sendo que 247 pessoas participaram, de fato, do Encontro. 36 participantes convidados contribuíram com as Rodas de Debate, Rodas de Conversas e a Roda Gigante. A organização do I Encontro da ABRAPSO Vale contou com a participação de 11 pessoas.
Local
Centro de Convenções e Petrolina e Salas de aula da UNIVASF – Petrolina.
Período
De 25 a 27 de setembro de 2009.
Metodologia
A estruturação e composição do encontro foi desenhada entre tessituras e criação; desde o tema à proposta metodológica adotada, buscando legitimar um discurso de contra-hegemonia à ciência moderna. Desta forma, o encontro será organizado a partir da concepção das “rodas”, que tem como objetivo romper com a transmissão vertical do saber, possibilitando a horizontalização nas trocas de experiências/conhecimentos e o compartilhamento de idéias sobre temáticas relevantes para a Psicologia Social. As rodas obedecerão à seguinte metodologia:
“Rodas de debate”
As rodas de debate têm como proposta metodológica possibilitar a troca de idéias sobre temáticas chave para a psicologia social e obedeceram à seguinte dinâmica: Um moderador fez uma pergunta para três convidados. Cada convidado teve 10 minutos para responder a pergunta e depois foi aberta a fala, por 30 minutos, para as demais pessoas presentes. Esta dinâmica se repetiu duas vezes, esgotando o tempo máximo da roda de duas horas. As rodas de debate ocorreram em dois momentos durante o encontro, sendo o mesmo o grupo de convidados, promovendo o aprofundamento dos temas.
As perguntas feitas nas rodas foram previamente propostas pelo moderador e enviadas aos convidados com antecedência de quarenta e cinco dias para sua devida preparação.
Ocorreram simultaneamente 10 rodas de debates, sobre eixos temáticos distintos, conforme listado abaixo. O volume de rodas deveu-se a proposta de cada roda ter no máximo 20 participantes, para que fosse possível maior troca de idéias entre os mesmos. Os participantes indicaram no ato do credenciamento a roda da qual pretendiam participar.
“Rodas de Conversas”
As rodas de conversas foram espaços para a socialização das produções teóricas, produtos de pesquisas/extensão e relatos de experiências dos diversos participantes do evento.
Para expor sua produção/experiência na roda de conversa, os participantes inscreveram seus trabalhos no período de 07 de Junho a 09 de Setembro. Os resumos foram avaliados pela comissão científica do evento e agrupados de acordo com as temáticas trabalhadas.
As rodas de conversas tiveram caráter informal, de trocas de idéias. As rodas tiveram uma hora e meia de duração, desenvolvidas em duas sessões. Foi permitido que cada autor apresentasse no máximo dois trabalhos, um em cada sessão. Tal ressalva se fez necessária para “garantir” a presença de uma maior variedade de trabalhos acadêmicos nas distintas temáticas propostas, bem como para evitar a mercantilização da produção científica, caracterizada pela submissão fragmentada de um mesmo trabalho/pesquisa com finalidade estritamente curricular. Ao dispor desta limitação não se pretendeu de modo algum condenar tal prática, mas incentivar a habilidade sintética dos autores, primando pela qualidade das produções e pela discussão coletiva, o que está em consonância com a proposta do evento.
Cada apresentação na roda de conversa teve 15 minutos de duração e após quatro apresentações foi aberta a fala, por 30 minutos, para as demais pessoas presentes comentarem os trabalhos. Foram submetidos 71 trabalhos, 65 foram aprovados e 54 foram apresentados no Encontro.


“Rodas Gigantes”
As rodas gigantes ocorreram em três momentos e tiveram como proposta a apresentação sistemática de um tema de relevância para a Psicologia Social, por um pesquisador de reconhecida produção na área. Elas reuniram todos os participantes do evento no mesmo auditório do Centro de Convenções de Petrolina. O palestrante convidado teve uma hora para apresentar o tema, sendo aberta a fala, por 30 minutos, para as demais pessoas presentes.
É interessante considerar que a proposição das rodas gigantes permitiu o acesso de profissionais, alunos e comunidade a autores de renome nacional com amplo arcabouço teórico-conceitual. Deste modo, possibilitou-se a abertura de um espaço de interlocução das práticas e saberes, bem como conseqüente disseminação do conhecimento.
TEMA DA RODA GIGANTE
PALESTRANTES
Roda Gigante 1:
Novas Perspectivas para a Psicologia Social no Brasil
Jefferson de Souza Bernardes - Doutor em Psicologia Social. Professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas. Presidente da ABRAPSO Nacional
Roda Gigante 2:
Saberes e Práticas da Psicologia Social: Novas demandas
Benedito Medrado - Doutor em Psicologia Social. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Primeiro Secretário da ABRAPSO Nacional
Ricardo Pimentel – Doutor em Psicologia Social, Professor da Universidade Federal do Ceará; Representante do Núcleo Norte-Nordeste da ABRAPSO.
Roda Gigante 3:
Desafios para a Formação em Psicologia
Fátima Santos - Doutora em Psicologia, Professora da UFPE

Reunião do núcleo:
Avaliação do primeiro ano de trabalho
Composição da coordenação do núcleo (coordenador, secretário e tesoureiro)
Planejamento 2010 e 2011:
Publicação do livro com os melhores trabalhos
Oficialização do núcleo
Participação no evento da regional
Realização do estágio de vivencia
Realização de rodas de debates nas instituições locais de saúde, educação, assistência social nas universidades e continuação sistemática das rodas de conversas na UNIVASF
Aumento no numero dos associados à ABRAPSO.



Comissão Organizadora
Diretoria Geral do Evento:
Juliana Sampaio (Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva, Professora da UNIVASF)
Renata Guerda de Araújo Santos (Psicóloga – Residência Multiprofissional em Saúde da Família/UNIVASF)
Secretaria e Comunicação:
Aline Maria Silva Melo (estudante de Psicologia)
Lorena Alves de Souza Araújo (estudante de Psicologia)
Marianna Barbosa Almeida (estudante de Psicologia)
Suene de Souza Dantas (estudante de Psicologia)
Túlio Romério Lopes Quirino (estudante de Psicologia)
Financeiro:
Daniel Henrique Pereira Espíndula (Psicólogo, Mestre em Psicologia, Professor da UNIVASF)
Artístico-Cultural:
Dialla Barreto (estudante de Psicologia)
Fauberiane Márcia Oliveira Nogueira (estudante de Psicologia)
Gilberto David Filho (Psicólogo – Residência Multiprofissional em Saúde da Família/UNIVASF)